“How did they ever make a film of Lolita?”

Hora de estrear nossa linda seção Volta ao Mundo!

Bom, esses dias, eu estava fuçando alguns sites de filmes e encontrei um que parecia bem interessante. Como eu adoro filmes mais antigos e sem efeitos, do tipo mais “parado” mesmo, eu li a sinopse de Lolita(1962) e achei que parecia realmente algo que eu ia gostar.

Lolita

Cartaz do filme em francês. A frase diz algo do tipo "como foi que fizeram um filme sobre Lolita?"

E ainda com vários pontos a mais por um detalhe: ser dirigido por ninguém menos do que Stanley Kubrick.

O filme é uma adaptação do romance escrito pelo russo Vladimir Nabokov em 1955, que conta a história do prof. Humbert (James Mason), um professor de poesia francesa que, ao se hospedar em uma pensão nos Estados Unidos, sente uma forte atração por uma “ninfeta” de aproximadamente 12 anos, Dolores Haze (Sue Lyon), filha de sua senhoria.

A obra se inicia com um confuso assassinato cometido por Humbert que, ao adentrar uma grande casa aparentemente abandonada, dirige-se a um homem ali presente, a quem chama de Quilty, e o mata, apesar das súplicas do outro.

Após algumas cenas, o professor finalmente chega à pensão na qual se desenvolve grande parte da trama. Para se aproximar da menina, apelidada de Lolita, o homem resolve se deixar envolver com a mãe dela, o que inicia todo o conflito do roteiro.

Para quem quiser ter um gostinho, encontrei o trailer:

Pra quem gosta de obras cultuadas e polêmicas, o filme é simplesmente incrível.  O corte de filmagem mais demorado, as falas e figurinos dão todo o charme “vintage” à coisa.

A direção é fantástica, se bem que, quando se trata de Kubrick, eu sou totalmente suspeita pra falar, como boa fã do trabalho dele. Lolita foi o sexto filme do diretor, que aceitou o desafio de adaptar essa obra, que já havia inclusive sido banida em Paris entre 1956 e 1958 e publicada com cortes nos Estados Unidos e Reino Unido antes de 1958.

Não há cenas pesadas no filme, apesar do roteiro controverso e polêmico, mas enquanto pesquisava um pouco mais para escrever aqui pro blog, descobri que Lolita foi adaptada novamente em 1997 por Adrian Lyne, em uma versão que parece reforçar a polêmica. Alguns sites até se referem a essa versão como “R-Rated Lolita”, que seria como uma versão mais censurada.

Encontrei o trailer dessa versão também, e não simpatizei muito com essa Lolita, confesso:

Ainda não assisti essa outra versão pra ver como é, mas pretendo procurar sim e dar uma olhada – e se for o caso, até indicar aqui também – assim como também quero ver se encontro o livro em algum sebo por aí.

Lolita (1962), dirigido por Stanley Kubrick, é indicação do Morango no Mel!

Anúncios

Um pensamento sobre ““How did they ever make a film of Lolita?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s